terça-feira, 30 de março de 2010

RUAS E AVENIDAS



Álvaro de Alencar – Alváro Gurgel de Alencar nasceu em 10 de Janeiro de 1861 na cidade de Icó. Magistrado, professor de direito, historiador e desembargador do tribunal de Justiça do Ceará. A rua corta a linha férrea já no bairro Carlito Pamplona e termina na Rua Visconde de Icó.

Álvaro Mendes – Está localizada entre o açude João Lopes e a Avenida Sargento Hermínio Sampaio.

Major Veríssimo – Antônio Veríssimo Freire nasceu na Cidade de Sobral no dia 04 de Setembro de 1855. Estabeleceu-se em Itapipoca como comerciante, exercendo a mesma profissão em Fortaleza e era tido como homem de moral exemplar.

Aristóteles Bezerra – Nasceu em Fortaleza no dia 29 de maio de 1895. Notabilizou-se como técnico de assuntos pedagógicos, sobressaindo também como poeta e escritor.

Dr. Atualpa – Atualpa Barbosa Kima Nasceu no dia 19 de Dezembro de 1893. Era Médico sanitarista. Militou na imprensa e na política e faleceu em 1930.

Barão do Crato -– Assim foi registrado Bernardo Duarte Brandão que nasceu em 15 de julho de 1832 na cidade de Icó. Político de evidência do tempo do Império, ele foi deputado Geral e Provincial.

Bernardo Porto – Bernardo Porto da Silva era natural do Estado do Pernambuco foi magistrado no Ceará. Era homem espirituoso e muito estimado no seu meio.

Catarina Labourê – era francesa e irmã de caridade. Foi canonizada em 1947. Viveu de 1806 a 1876.

Cristal – Vidro muito límpido e puro.

Demóstenes Carvalho – Demóstenes Alves de Carvalho era natural da Cidade de Iguatú. Era médico e foi vice-presidente do Ceará. Destacou-se também pela fina educação.

Chastinet Guimarães – Emílio Chastinet Guimarães era natural do Estado da Bahia, radicou-se no Ceará onde desempenhou a profissão de Engenheiro Agrônomo.

Esmeralda – pedra preciosa de cor verde.

Visconde de Icó – Francisco Fernandes Vieira nasceu a 20 de maio de 1874. Rico pecuarista e de grande influência política. Fez parte do governo provisório de 1923.

Gilberto Câmara – Natural de Fortaleza, nasceu no dia 02 de Abril de 1877. Alto funcionário dos correios, ele foi delegado dos industriários. Foi também principal animador do enxadrista do Ceará.

Gonçalo de Lago – Gonçalo de Lago Fernandes Bastos nasceu em Fortaleza no dia 16 de Novembro de 1842. Jornalista, político militante e Deputado Estadual.

Henrique Ellery – Súdito inglês que viveu no Ceará desenvolvendo atividades do comércio, tendo constituído numerosa e ilustre família.

Naturalista Feijó – João da Silva Feijó nasceu na Vila de Guaratiba no Rio de Janeiro em 1720. Coronel dos Engenheiros, ele foi cientista que demoradamente estudou os recursos naturais do Ceará, escrevendo inclusive a respeito de vários numerários. É autor de cartas e plantas da região cearense.

Joaquim Antônio – Joaquim Antônio Viana Albano era natural de Fortaleza, veio ao mundo em 11 de abril de 1892. Foi comerciante, mas dedicou-se ao magistério. Havia sido educado na Europa.

José Alexandre – Fica situada entre a Rua Naturalista Feijó e a Avenida Sargento Hermínio Sampaio.

Almeida Filho – José Joaquim Almeida Filho era natural de Fortaleza e nasceu em 03 de Dezembro de 1867. Engenheiro, comerciante e político. Elegeu-se Deputado Estadual.

Pompeu Cavalcante – José Pompeu de Albuquerque Cavalcante nasceu no dia 10 de Abril de 1839. Engenheiro militar e da província, foi vereador pela câmara municipal de Fortaleza. Depois foi deputado provincial e deputado geral por três legislaturas. Também foi jornalista e publicou uma corografia do ceará.

Nestor de Góis – Nestor de Góis Ferreira nasceu em 09 de Fevereiro de 1903. Oficial do Exército, ele chegou ao posto de Capitão. Vítima do afundamento do navio Baependi que foi torpedeado durante a última Grande Guerra.

Olavo Bilac – Olavo Brás Martins de Guimarães Bilac nasceu em 16 de Dezembro de 1865 no Rio de Janeiro, Era considerado poeta perfeito na forma e na inspiração. Foi prosador de frase lapidada e rica e também um grande conferencista.

Plácido de Carvalho – Nasceu em Fortaleza. Comerciante e capitalista, ele possuía um espírito empreendedor o que muito contribuiu para o progresso urbanístico de Fortaleza, construindo prédios de feição modernista.

Raimundo Correia – Raimundo da Mota Azevedo Correia nasceu em 1860 a bordo de um navio no litoral maranhense. Magistrado de opulenta imaginação poética. Considerado um dos mais perfeitos versejadores brasileiros.

Raquel Holanda – Senhora respeitável da sociedade cearense, era muito amiga da classe pobre.

Safira – Pedra preciosa cuja cor varia do azul-celeste ao azul-escuro.

Topázio – Mineral ortorrômbico, pedra preciosa.

Zuíla Gadelha – Fica entre a linha férrea e a Rua Aristóteles Bezerra.

Travessas
Continental – Faz fronteira com a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, na Praça Manoel Dias de Macedo.
São José – Homenagem ao santo padroeiro do Ceará e tão conhecido pai de Jesus. Fica atrás da Igreja.
Almeida Filho – fica no mutirão entre as ruas Dep. Almeida Filho e Raquel Holanda.
Vilas
Bethel – em frente à Prece
Viana – em frete ao sinal ferroviário da Francisco Sá.

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa de resgatar a história do bairro Ellery. Ao mesmo tempo, aproveito para fazer algumas considerações. Pelo o que sei "o povo", como citado no mapa postado, não reconhece o trecho que vai da rua Plácido Carvalho até a rua Catarina Labourê, como sendo bairro Ellery, e sim, bairro Monte Castelo. Quando publicamos informações temos que ter cuidado com a realidade dos fatos. Talvez, querer induzir ou confundir os moradores a uma realidade que não faz parte desse resgate histórico, no que se trata a parte geográfica – limite do bairro –, não é o melhor caminho. Digo isso com embasamento prático, dentro de pesquisa histórica e social que venho realizando, desde 2007, na região. Peço a compreensão de todos sobre as minhas observações.
    Paulo Campelo
    Morador do Monte Castelo, jornalista e Presidente da Associação Cultural de Artes e Comunicação – ASCAC, do Monte Castelo.

    ResponderExcluir
  2. o bairro é´entre olavo bilac e bernardo porto e entre ten.lisboa e sarg.herminio segundo os correios que é´quem sabe realmente!

    ResponderExcluir
  3. VALEU AGUINALDO PELO BELÍSSIMO TRABALHO QUE VC E TODA A SUA EQUIPE FIZERAM PELO ACERVO CULTURAL DE NOSSO BAIRRO MOSTRANDO A HISTORIA DE PESSOAS QUE MERECEM SER LEMBRADAS. QUERIA FAZER TAMBÉM AQUI O MEU PEDIDO SE POSSIVEL, DE MODO A ENRIQUECER MAIS AINDA O ACERVO DO SITE PRA VC´S TAMBÉM MOSTRAREM A HISTÓRIA DE UM DOS HOMENS QUE PRA MIM É SEM DÚVIDA " O CARA " DENTRE TANTAS PERSONALIDADES, POIS OS MORADORES DO BAIRRO ELLERY PRECISAM CONHECER BEM MAIS A HISTORIA DESSA FIGURA QUE É O 3º SARGENTO HERMINIO SAMPAIO, OU MAIS CONHECIDO SGTO. HERMINIO, A SUA PERSONALIDADE E O SEU FEITO SAO MAIS DO QUE DIGNOS DE HONRA E DE UM MEMORIAL PELO SEU ATO HEROICO. DEVEMOS SIM LEVANTAR ESSA BANDEIRA AGUINALDO, POIS GRANDES HOMENS NAO SAO LEMBRADOS PELO OQ TEM, MAS SIM PELO O QUE ELES SAO E O SGTO. HERMINIO FOI UM DELES. VIVA A SGTO. HERMINIO E PARABÉNS A TODOS VC´S POR ESSE SITIO MAGNIFICO, TÃO RICO E TÃO CULTURAL. PARABÉNS! ! !
    ASS: GREGORIO (AG. DE ENDEMIAS)

    ResponderExcluir