terça-feira, 30 de março de 2010

RÁDIO


Rádio Mandacaru
No Bairro Ellery, a utilização de meios de comunicação seguiu a trajetória dos movimentos sociais urbanos emergentes na segunda metade dos anos 70 e início da década de 80. Esse foi um período no qual as manifestações populares editaram seus jornais comunitários e criaram suas radiadoras. Na década de 90 muitas das experiências com as radiadoras se transformaram em rádios comunitárias FM’s, entretanto, com o fechamento da maioria delas, têm surgido novas experiências comunicativas, a utilização da internet e a criação de site é uma dessas novidades.
Mais especificamente na trajetória do Bairro Ellery, à medida que as mobilizações cresciam mais assembléias e eventos passaram a ser realizados, os líderes comunitários sentiram necessidade de um meio de comunicação, assim, no dia 13 de agosto de 1991, montaram o sistema de som, denominando de Rádio Comunitária do Bairro Ellery.
Anteriormente o bairro já tinha vivido a experiência de criar o jornal comunitário, Garra Comunitária, que circulou de forma irregular na década de 80. Temos nessas duas experiências as primeiras estratégias de comunicação existentes no Bairro. A programação inicial da radiadora divulgava as assembléias, repassava informes sobre as atividades dos mutirões e chamava os moradores para atender chamadas no telefone público, instalado na sede da associação. Aos poucos, o sistema de som passou a acompanhar as lideranças em suas manifestações, foi integrado e utilizado nos mutirões para reproduzir música e também em manifestações de confronto com a prefeitura.

Programas musicais, informes e mais tarde a transmissão de jogos de futebol amadores nos bairros, caracterizaram as primeiras programações do sistema de alto-falantes. Em 1998 a radiadora transformou-se na Rádio Mandacaru FM. Durante a atuação das lideranças no Bairro Ellery, Fortaleza viveu junto com muitas cidades brasileiras o movimento de radiadoras comunitárias (sistemas de alto-falantes), entretanto os moradores do bairro ressaltam que não fizeram parte desse movimento que se integrava através do Centro de Produção em Comunicação Alternativa (CEPOCA), criado em 1988.
Somente em 1995 o Bairro Ellery passou a fazer parte do CEPOCA quando Aguinaldo José Aguiar, liderança do movimento popular foi eleito presidente dessa entidade. Nesse período o CEPOCA tinha sofrido muitas transformações e recebia a denominação de Associação de Rádios Comunitárias, ARCOS-CEPOCA. Ainda na década de 90, em nível nacional começaram a surgir muitas rádios comunitárias FMs, estimuladas pelo Movimento de Democratização da Informação e da Comunicação.
A participação no CEPOCA e a existência do sistema de som estimularam os moradores a montarem a Rádio Comunitária Mandacaru FM em 1998. Entretanto, o processo de montagem da emissora foi gradativo. Em meio às dificuldades financeiras, comuns ao movimento populares, a montagem da rádio só foi possível com o financiamento de quatro mil reais conseguido através de empréstimo concedido pelo Cearah Periferia e a quantia de quinhentos reais conseguida com o Sindicato da Castanha, entidade da qual faziam parte diversas lideranças do bairro.
A quantia conseguida com o Cearah Periferia foi emprestada e deveria ser paga após o funcionamento da emissora. A rádio Mandacaru FM, de grande importância para o Bairro, existiu de 1998 a 2003 quando não conseguiu concessão e foi fechada pela ANATEL.
É importante ressaltar que essa emissora teve uma programação plural, na qual diversos segmentos sociais e culturais apresentaram programas. Os programas tinham duração de uma hora e se dividiam entre: Hip Hop, Cultura de Rua, Vem cá Poeira, Vida de Mulher, Rock História, The Reggae Moving, A volta da Jovem Guarda etc.
A Rádio Mandacaru FM representou uma proposta educativa que teve sua paralisação num contexto em que a comunicação é monopolizada por empresários e políticos. No entanto, o fechamento da rádio não impede que o Bairro Ellery crie outro meio de comunicação, dessa vez, o site ou sítio eletrônico, como preferem chamar: www.bairroellery.com.br.

Um comentário:

  1. gostaria de saber se voces da radio ainda tem fotos com o grupo WESPR que se aprensentou em um dos aniversário da radio.
    neste dia estava presente Inácio Arruda.
    se tiverem gostaria que enviassem para meu msn
    missaoepossivel@hotmail.com

    agradeço. Paulo Alberto

    ResponderExcluir