terça-feira, 30 de março de 2010

FAMÍLIA ELLERY


Alguns descendentes do seu Ellery ainda hoje residem no bairro que leva o nome da família. Dona Aurora, de 74 anos, herdou do sogro o casarão de mais de 40 anos. A mansão, que é próxima a linha férrea, fica localizada no final da Rua Nestor Góis. Ainda hoje conserva a fachada antiga da década de 50: quartos espaçosos, varanda sertaneja e um ar bucólico de interior. “O terreno de 56 metros quadrados já foi bem maior. O comprimento ia até a Avenida Bezerra de Meneses. No lugar das ruas, árvores frondosas”, lembra.
Dona Aurora, que é viúva, vive no local com a filha, o genro e três netos. Apaixonada pelo bairro, nunca quis se mudar para outro lugar. Saudosista, recorda com felicidade os tempos áureos quando a comunidade não possuía nem água potável nem luz elétrica. “Eram tempos difíceis, mas muito alegres. Tudo era mais seguro. Não havia tantos ladrões. Só as inundações do açude João Lopes incomodavam”.
Os problemas atuais mudaram, mesmo assim a professora aposentada diz estar satisfeita com o progresso que chegou a vizinhança. “Hoje, temos uma infra-estrutura digna da Aldeota, vizinhos solidários e orgulho de fazer parte da história. O que poderia querer mais?”

2 comentários:

  1. nossa que viagem eu fiz agora vendo essa foto pois eu fui praticamente criado ai minha avô dona rita e minha mãe dona bia ambas moram ate hoje na henrique ellery,na epoca eu tinha uns 4para 5 anos quando elas trabalhavam ai eu e meu irmão assis brincamos muito nesse terreno lembro que o senhor Hugo sempre fazia nossos aniversários ai mesmo,lembro também do dia em que o senhor Hugo saiu para trabalhar eu e meu irmão nos se escondemos atraz do banco do fusca verde que ele tinha e fomos escondidos até o posto de gasolina que tem na av sargento herminio com o trilho la no morro do ouro quando ele viu nois ali, então teve que voltar pra deixar nois, essa e varias historias que tenho desse lugar tenho saldades dos cajus,goiabas,azeitonas,que por muitas vezes ajente gostava de pegar no pé,hoje tenho 37anos e estou morando em sp,adorei ver essa foto gostaria de ver mais.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Eduadro Humberto Garcia Ellery, e morei na região durante quase toda minha infância, pelo que li estou vendo alguns equivocos em relação a Origem do nome e do própio Bairro Ellery,por exemplo meu Avô Henrique Ellery quando morou no seu Sitio, a resedência dele e de minha Avó Creuza Ferreira Ellery foi na casa que ficava próxima a Bezerra de Meneses, porque seu sitio começava lá no Bairro Alagadiço, como era chamado a época, e terminava depois da logo após o trilho do trem. Nasci em 1950 e meu avô faleceu antes de meu nascimento, então ele não participou do início do Bairro, e seu nome inicialmente, não é em homenagem a ninguém, se iniciou por causa da linha de onibus que ia para a região e foi colocado o nome Vila Ellery e por aí vai. Me prontifico a esclarecer algumas duvidas se quiserem, inclusive em relação ao Açude João Lopes, cuja barragem era na Avenida Sargento Herminio, que foi enterrado com lixo.
    Um abraço muito grande aos que querem preservar a historia deste Bairro.
    Eduardo Ellery (Dudu Ellery)
    e-mails:duduellery26@gmail.com e dudu.ellery@hotmail.com

    ResponderExcluir