terça-feira, 30 de março de 2010

EXPOECE


Expoece, a maior feira agropecuária do Ceará
A Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece), inicialmente conhecida como Exposição Agropecuária do Estado do Ceará, surgiu da necessidade de reunir os pecuaristas cearenses, os técnicos ligados à agropecuária, as lideranças locais e as instituições que atuavam no setor agrícola do Estado, para discutir potencialidades, debater problemas e buscar soluções, mostrar novas tecnologias geradas, discutir o avanço nos trabalhos de melhoramento genético animal e, principalmente, fomentar a adoção das novas tecnologias e fazer negócios, visando à melhoria dos rebanhos pela introdução de reprodutores e matrizes de alta linhagem.
Ainda modesta em número de animais, a primeira exposição foi realizada em 1954, tornando-se, com o passar do tempo, a maior feira do agronegócio do Ceará, atingindo até mesmo outros Estados, como Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Atualmente, a exposição recebe mais de quatro mil animais e conta com a participação de criadores de outras regiões do Brasil, expondo raças de pura linhagem. A cada ano, aumentam os investimentos para a Expoece, bem como a realização das rodas de negociações entre produtores. Em sua 55ª edição, mais de 200 mil pessoas compareceram ao evento e o volume de negócios chegou a nove milhões de reais.
A Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece) não tem atrativos somente para os produtores cearenses. Também oferece uma variedade de atrações para o público interessado em conhecer melhor a cultura do Interior do Estado. Andar de charrete, ver de perto o funcionamento de um engenho de cana-de-açúcar, conferir o dia-a-dia de uma fazenda, ainda que em tamanho menor, são algumas das opções. A Expoece acontece no Parque de Exposições Governador César Cals, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).
O evento já se tornou uma tradição no calendário do Estado. Durante a programação, são promovidas ordenhas, julgamentos de animais, entrega da premiação e show com diversas bandas de forró. Também continuam a feira com a participação de agricultores familiares. Além dos animais, o destaque da exposição é a venda de equipamentos agrícolas e insumos.
A mini-fazenda e as réplicas das casas de farinha e de engenho são atrações à parte para quem vai ao evento pela primeira vez. De acordo com a coordenadora administrativa da Expoece, Rejane Bastos Dias, as réplicas recebem, diariamente, mais de 20 mil pessoas que ficam interessadas em saber as etapas do processo de produção da rapadura e da tapioca. “Quem chega aqui fica muito encantado com a mini-fazenda, porque conseguimos retratar, numa área de apenas 400 metros quadrados, como é a vida do produtor rural”, diz. Segundo Rejane, os visitantes ficam emocionados com o resgate da cultura sertaneja.
De acordo com João Gomes Assunção, gerente regional da Ematerce e coordenador do pavilhão da agricultura familiar, os visitantes que já moraram em fazendas choram ao rever as lembranças do passado. No local, as pessoas encontram plantações de abacaxi, acerola, criação de galinhas, patos, avestruzes, caprinos, suínos e apicultura.Para proporcionar uma maior semelhança desses locais com o Interior, a Ematerce recrutou produtores que atuam nos setores da cana-de-açúcar e da mandioca.
Durante o evento são realizados, no picadeiro, julgamentos e apresentação dos animais em exposição. Para as crianças, ainda existe parque de diversão e a oportunidade de brincar com os animais. A exposição é considerada o maior evento de animais do Estado, reunindo as melhores linhagens. Para assegurar a qualidade dos rebanhos, todos os animais passaram por inspeção sanitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário