terça-feira, 30 de março de 2010

DÉCADA DE 90 E INÍCIO DO SÉCULO XXI


A ocupação desordenada de Fortaleza ganha velocidade na década de 90. O processo de favelização se agrava e, conseqüentemente, os problemas em áreas ribeirinhas, que passam a ser habitadas, transformando-se em áreas de risco, nisto se percebe que a questão da falta de acesso à terra e moradia aflige a maioria da população da capital, sendo que a onda de ocupações de terra no bairro Ellery prossegue nesta década, sendo que esta luta organizada rendeu ao bairro o status de bairro que mais conquistou conjuntos habitacionais no estado.
Na década, um marco: a chuva de 270 milímetros, em 24 de abril DE 1997, considerada a maior do século XX. Com ela, desabrigo e desespero, previsíveis. Quatro dias depois, o balanço: 2.675 desabrigados, nove ruas e avenidas precisando ser restauradas, 35 bairros com problemas de desabamentos, alagamentos e erosão. ‘Cresce em 67% ocupantes de áreas de risco (em um ano), informava O POVO em 1º de fevereiro de 1998 sobre o levantamento da Defesa Civil do Estado. Em 1998: 9.556 famílias e 47.800 pessoas atingidas pelas chuvas.
O açude João Lopes , agora um canal, mais parece uma fossa a céu aberto, dada a poluição do local, pois muitos moradores jogam dejetos no canal desde algumas décadas antes. Os que moram próximo do canal reclamam do mau cheiro e das muriçocas que invadem as casas.
O divertimento conta com o Pólo de Lazer Alagadiço, que fica na Av. Sargento Hermínio, com o futebol na areia, a pista de skate, a pista de bicicross improvisada e a “feira dos bichos” aos domingos. Durante a semana, há caminhadas e muitos casais de namorados que se aventuram num perigoso passeio noturno. Outro lugar muito movimentado é a Praça Manoel Dias Macedo, conhecida por “pracinha” ou “praça da Igreja”, onde ficam a paróquia do bairro e a Associação Comunitária do Bairro Ellery. As pessoas não vão à festas em clubes no bairro, eles não existem mais, agora vão à festas em casas de show espalhadas pela cidade.
Muitas entidades e associações surgem, como: Associação Com. Vida Nova do B. Ellery, Associação Cristã do B. Ellery, Associação de Moradores do B. Ellery e Monte Castelo, Associação Habitacional dos Moradores do Conjunto Vila Ellery, Sociedade Habitacional Vila Ellery, entre outras. No campo religioso não há apenas religiosos católicos, há evangélicos, espíritas, etc.
1990 - Implantação da Creche Favo de Mel na ACBE.
1992 - Criação do Posto de Saúde Dr. Paulo de Melo Machado.
1993 - Ocupação de terra no Monte Castelo e início da construção do 1º mutirão no bairro Ellery para 35 famílias. Desenvolvimento da Rádio Mandacaru FM, importante pela realização e luta por uma comunicação para a sociedade, feita pelos meios de comunicação, mais democrática e descentralizada, não apenas feitas por um pequeno grupo de grandes empresas de telecomunicação que visam apenas a audiência e criação de lucro, promovendo uma desqualificada comunicação para as massas, rádio onde os protagonistas eram operários, jovens, mulheres, todos convertendo-se em comunicadores populares e dos populares, pois a integração rádio/comunidade é um dos principais objetivos.
1994 - Ocorre nas ruas do bairro Ellery o 2º Grito dos Excluídos, evento anual e nacional, promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e diversos movimentos sociais, que coloca em questão a necessidade de sociedades menos desiguais e mais fraternas, colocando no centro da discussão a auto-organização dos mais desamparados socialmente por esses objetivos.
1995 - A construção de casas em regime de mutirão no Monte Castelo. Início da construção de casas em regime de mutirão no Padre Andrade. Feirinha cultural aos sábados na Praça da Igreja.
1997 - Construção de casas em regime de mutirão no Curió. Grandes cheias do açude João Lopes, a população vai as ruas em protesto por melhor moradia e saneamento básico.
2005 - Realização do 1º Encontro Social do Bairro Ellery, com a participação de diversas organizações populares (comunitárias, culturais, de segmentos, ONGs, etc.) e instituições educacionais e religiosas.
2006 - Criação do sítio eletrônico do Bairro Ellery, nas comemorações dos 50 anos do bairro.
2008 - Bairro Ellery ganha o prêmio Gentileza Urbana com o projeto Arte na Mureta realização da artista plástica Liliana Uchoa, em parceria com a Associação Comunitária do Bairro Ellery. No bairro é realizado o Curso de Criação de Sites para Bairros em Software Livre, iniciativa da equipe do sítio do Bairro Ellery, afim de expandir os conhecimentos adquiridos com o site. O curso é ministrado por Daniel Almeida Chagas.
2009 - Realizado o 1º Festival de Marchinhas Lauro Maia, uma iniciativa da associação do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário