terça-feira, 30 de março de 2010

PÓLO DE LAZER


As áreas verdes servem de filtro para o ar poluído das grandes metrópoles, favorecem a biodiversidade e o equilíbrio ambiental, enriquecem a paisagem urbana e proporcionam lazer, um dos componentes obrigatórios da qualidade de vida nos grandes centros urbanos.
Localizado no bairro São Gerardo - Alagadiço (vizinho ao Bairro Ellery) e criado pelo decreto municipal Nº 4630/76 de 30 de janeiro de 1976, que desapropriava uma área aproximada de 23 ha para fins de utilidade pública, o Parque Alagadiço, também conhecido como Pólo de Lazer Sargento Hermínio, é a única área verde oficialmente regida pela Secretaria Executiva Regional I na zona oeste de Fortaleza. De acordo com o decreto que o criou, é considerado Zona de Preservação Paisagística ZE-3. É uma área de elevado valor ambiental por conta de sua arborização densa e de grande porte, típica de mata ciliar, em virtude da presença do Riacho Alagadiço, além de um rico lençol freático e biodiversidades existentes.
Oficialmente, a área delimitada para o parque se inicia no cruzamento da Avenida Sargento Hermínio com a Rua Professor Pedro Morais Borges e segue no sentido sul pela Rua Professor Pedro Morais Borges acompanhando os limites do loteamento vizinho, de propriedade privada, até o ponto que dista 210m medidos a partir do alinhamento norte da Av. Bezerra de Menezes. A partir daí, segue na direção oeste, paralelo à Av. Bezerra de Menezes até alguns metros da Rua Eretides Martins, continuando no sentido norte, novamente até a Avenida Sargento Hermínio.
Tomando como base dados da Prefeitura Municipal de Fortaleza, do total de 23ha que compõem o parque, apenas 4ha são urbanizados. Esta área urbanizada possui cobertura vegetal densa de grande porte e nativa, oferecendo sombra aos usuários, além de excelente qualidade ambiental. Há abundância de espécies frutíferas, tais como: coqueiros, mangueiras e cajueiros, além de uma vasta diversidade em sua fauna. Em sua porção não urbanizada, existe a predominância de mata fechada e uma grande área pantanosa com vegetação arbustiva e de forragem, muito comum em áreas degradadas e assoreadas.

Entretanto, apesar de toda a sua extensa cobertura vegetal para os padrões da região oeste de Fortaleza, sua área verde tem sido sistematicamente subtraída e ocupada, vitima, sobretudo da especulação mobiliária.
O Parque Alagadiço está inserido na bacia hidrográfica do Rio Maranguapinho. Em sua porção sul é cortado por um trecho do Riacho Alagadiço, o qual, apesar de ter respeitada sua faixa de proteção marginal de 30m nesta área do parque, tem sido, em toda a sua extensão, vítima da poluição oriunda de ocupações irregulares, lixo e esgoto domiciliares, comerciais e industriais, tendo assim a qualidade de suas águas comprometida pelos efluentes lançados em alguns pontos das galerias de águas pluviais e pela degradação de suas margens.
Ainda com relação a seus recursos hídricos destaca-se seu lençol freático, de extrema importância para a população de seu entorno, uma vez que fornece, por meio de um chafariz, cerca de 25.000 l/dia de água potável e gratuita.
Característica marcante do Pólo de Lazer Sargento Hermínio é a presença de uma mureta, pintada de branco, que separa o trecho pavimentado principal de um bosque onde estão as árvores de maior porte. Recentemente essa mureta sofreu uma intervenção onde foram confeccionados, pelos seus usuários, mosaicos decorativos ao longo de sua extensão.
Dentro desta área existem espaços cercados e ocupados por edificações, que merecem estudo para processo de desapropriação. A versão original do parque possuía bares e banheiros públicos que, no entanto, por conta de falta de uso, abandono e vandalismo, foram demolidos. Outro equipamento de grande importância presente parque é a quadra esportiva, embora subdimensionada, construída nos últimos anos juntamente com a casa de segurança e a secretaria do Pólo, uma edificação contígua à quadra, reivindicações antigas da comunidade local. Por fim, também por intermédio da comunidade, uma pista de skate compõe o quadro de equipamentos complementares do parque. Casa de Segurança que serve de apoio para a polícia que faz a vigilância do local.
O Parque Alagadiço atua ainda como elemento congregador da comunidade, servindo de palco para diversas manifestações populares ao longo do ano, como o festival de quadrilhas do Bairro Ellery, reivindicações populares e diversos outros eventos de lazer promovidos pelos órgãos públicos ou por iniciativa da comunidade. Festival de quadrilhas do Bairro Ellery e crianças reunidas durante a entrega dos mosaicos na mureta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário