terça-feira, 30 de março de 2010

O ATLETA


O atleta paraolímpico Francisco Eugênio representa o tênis de mesa do Brasil
Francisco Eugênio é jogador de tênis de mesa adaptado, o atleta é cadeirante desde os seis anos, quando contraiu o vírus da poliomielite e não pôde mais andar. Nascido em Itapipoca, a 148 quilômetros de Fortaleza, Eugênio é o mais novo de sete filhos e sempre foi apaixonado por esporte.
Sua mãe morreu quando ele tinha cinco anos. Foi criado pelo pai, que lutou para que o filho voltasse a andar. "O médico de Itapipoca disse que o Eugênio ia morrer. Mas meu pai não acreditou e trouxe meu irmão pra cá. Ele chegou a fazer seis cirurgias para voltar a andar. Na sétima tentativa, o Eugênio disse que não queria mais. Ia ser feliz como estava", relata o irmão mais velho, Anselmo Sales. Aos 10 anos, Eugênio se mudou para Fortaleza e aos 16, deu início a carreira no tênis de mesa. "Ele nunca foi revoltado com o fato de não poder andar. Pelo contrário, é alegre e o mais brincalhão de todos", completa o irmão.

Eugênio é uma lição de ouro
Eugênio já participou pela sexta vez de um Parapan. Realizou seu grande sonho: venceu na disputa por equipes. A conquista da primeira medalha de ouro é motivo de alegria para a esposa. Os dois estão juntos há quase seis anos e têm um filho de quatro anos, o pequeno Nalbert. "A medalha foi o maior presente da nossa vida depois do nascimento do nosso filho", relata Janya, que também é cadeirante. Enquanto conversa, Janya vai mostrando as medalhas conquistadas pelo marido. Ele foi prata nos Jogos Parapan-Americanos de Mar del Plata, na Argentina, em 2003, e venceu várias vezes a Copa Tango, realizada na Argentina.

Nosso campeão ganhou também campeonatos mundiais e brasileiros da modalidade. Eugênio participou ainda das paraolimpíadas de Sidney e de Atlanta. "Pra ele o esporte sempre esteve em primeiro lugar. É uma paixão, uma realização pessoal. Ele sempre batalhou, mesmo com a dificuldade dele".
O gosto de Eugênio pelo esporte é tanto, que ele fundou a Federação de Tênis de Mesa/Adaptado no Ceará, hoje formada por mais de 60 atletas. Em setembro de 2009, o atleta cearense participou dos Jogos parapanamericanos de Tênis de Mesa que aconteceu na Venezuela. Fonte: Jornal O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário