terça-feira, 30 de março de 2010

ESCOLAS


Escola Municipal Prof. Martins de Aguiar
Foi fundada em 11 de Novembro de 1974 como escola de tele-ensino e primeiro grau. A Escola tem 1.300 alunos, 50 professores e 30 funcionários. É aberta nos três turnos e atende a crianças e adultos matriculados nos cursos de educação infantil e ensino fundamental. Leva o nome do professor Martins de Aguiar, conhecido na comunidade pela atuação no campo da literatura e ensino, tendo inclusive publicado livros e estudos literários de grande importância.

Escola Estadual Creusa do Carmo Rocha
A escola foi fundada em 04 de março de 1976. Inicialmente criada como Centro integrado de Primeiro Grau, hoje em dia, oferece também o ensino médio. Atuando nos três turnos, fica localizada na Av. Sargento Hermínio Sampaio em frente ao Pólo de Lazer. D. Creusa do Carmo Rocha foi uma importante empresária, casada com o Jornalista Demócrito Rocha. Juntos, os dois fundaram o Jornal O POVO em 1923. Mas foi depois da morte do genro Paulo Sarasate que ela se dedicou a empresa juntamente com a filha Albanisa. Adquiriu larga experiência e tinha como ponto alto o bom relacionamento com os empregados os quais lhe destinavam carinho e dedicação.

Escola Estadual Honório Bezerra
A Escola foi fundada na gestão do Governador Virgílio Távora em 1964. O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e teve como patrono o engenheiro Honório Bezerra. Hoje, cerca de 300 alunos (do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do projeto Educação de Jovens e Adultos) estão matriculados na escola que conta ainda com uma cantina, sala de informática e de multimeios etc. A escola está situada na Rua Capitão Nestor Góes ao lado da praça conhecida como a do chafariz. Nos primeiros anos de sua inauguração, foi a escola do bairro mais procurada pela qualidade do ensino e boa localização. Nos anos 60, um televisor preto e branco foi colocado na escola para que os moradores pudessem assistir a novelas e outros programas televisivos da época.

2 comentários:

  1. Oi gente, eu estudei no Grupo Escolar Honório Bezerra, meu Deus, quanta saudade! Lembro-me da TV preto e branco. Meu pai ia assistir ao Jornal na Rede TUPI de televisão. A gente brincava no areal da lateral da Grupo. A diretora era a Dona Fransquinha. Hoje, com 52 anos, moro aqui em Brasilia, tenho minha escola, sou filha do Sr. Lucas e D. Algediva, eu morava na Henrique Ellery e tenho muito orgulho em falar que estudei aí. Um abraço a todos. Luciene Lucas ex-aluna do Grupo.

    ResponderExcluir
  2. oi gente meu nome é dayane adoro esse site por que aqui tem muita coisa que se pode aprender sobre o bairro estudo nomartiz de aguiar e acho bom poder conhecer mais um pouco da hitoria

    ResponderExcluir