terça-feira, 30 de março de 2010

CENTRO SOCORRO ABREU


Histórico Centro Socorro Abreu Fundado em 05 de junho de 2003, o Centro Socorro Abreu de Desenvolvimento Popular e Apoio à Mulher é uma organização não governamental com atuação na Região Oeste de Fortaleza, que tem como missão desenvolver ações educativas, de atendimento jurídico e psicossocial para mulheres e de instrumentalização do movimento popular urbano para a incorporação da perspectiva de gênero em suas lutas pela cidadania. Surgiu a partir da atuação da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF), que no seu plano de ação, de 1999 a 2002 desenvolveu o Projeto Núcleo Socorro Abreu de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência.
A iniciativa, em seus três anos de existência, teve funcionamento em dois (02) bairros da periferia de Fortaleza (Ellery e Conjunto Palmeiras), bem como no Departamento Jurídico da FBFF. Atendendo a mais de 3.500 mulheres, direta e indiretamente, encaminhando os mais diversos tipos de ação jurídica: violência física, emocional, de patrimônio, sexual, além de divórcios, requerimento de pensão alimentícia, reclamação da guarda d@s filh@s, requerimento de exame de paternidade, para citarmos os mais freqüentes. Destes processos 200 foram encaminhados, sendo que 150 já obtiveram resposta positiva.
Além disso, o Núcleo promoveu 194 oficinas de sensibilização e palestras sobre a questão de gênero nas associações comunitárias filiadas à FBFF. É importante ressaltar a participação ativa do Núcleo na agenda política de Fortaleza se pronunciando em favor do direito à cidade, por saúde, educação, moradia, emprego, paz e, particularmente, em defesa da equidade de gênero.
O desenvolvimento desta experiência fez com que o movimento popular urbano, representado pela FBFF, decidisse pela criação de uma organização não-governamental, que pudesse ampliar e fortalecer as linhas de ação trabalhadas pelo projeto anterior. Assim nasceu o Centro Socorro Abreu de Desenvolvimento Popular e Apoio à Mulher que tem como linha de ação principal o atendimento jurídico e psicossocial a mulheres de baixa renda, aliado à instrumentalização do movimento popular urbano, como forma de incluir a perspectiva de gênero em suas lutas cotidianas por cidadania.
O Centro Socorro Abreu tem como objetivos 1. Contribuir pra a efetivação dos direitos humanos estabelecidos e para a construção de novos direitos, com ênfase na condição feminina; 2. Instrumentalizar pessoas, instituições públicas e privadas no que se refere às questões de gênero; 3. Contribuir com a elaboração e difusão de conhecimento e metodologias em gênero e condição feminina.
O Centro Socorro Abreu tem como seu grande desafio A construção de uma sociedade justa e democrática, busca encontrar caminhos que levem à superação de todas as formas de violência, prioritariamente aquelas que têm origem nas relações de gênero. Herdeiro das lutas pela cidadania do movimento popular do Bairro Ellery e no atualizar da leitura da dinâmica social da região onde está inserido, o Centro Socorro Abreu tem se preocupado nos últimos tempos com as questões de trabalho, emprego e renda da população que atende – moradores dos bairros de Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Jardim Iracema, Pirambu e Vila Ellery.

Nenhum comentário:

Postar um comentário