terça-feira, 30 de março de 2010

IGREJAS



Igreja Nossa Senhora de Lourdes

A igreja foi construída num terreno baldio que estava sendo invadido por moradores de outras áreas. Os “sem teto” pretendiam construir seus barracos ali mesmo. Porém, quando as obras começaram, os invasores foram retirados. O projeto da Prefeitura previa a criação de uma praça e uma quadra para os jovens.
O local escolhido era bem ao lado da associação comunitária. Havia inclusive rumores de que os líderes da associação teriam insuflado os “sem teto” a invadirem o terreno. No entanto, o boato nunca foi confirmado pela diretoria da entidade que, por sinal, contribuiu para que o projeto da igreja saísse do papel.
A igreja começou sua fundação pelos idos de 1989. A população se empenhou ajudando na mão de obra e na doação de materiais de construção. Embora tivesse um padre, a paróquia Senhor do Bonfim a cognominou de pastoral, isto é, “sem vida própria”.
As obras eram constantemente refeitas para dar mais conforto aos fiéis: um palco foi montado para os músicos; os afrescos atrás do altar-mor tiveram uma conotação grandiosa, elevando a imagem da santa padroeira às nuvens como se ela flutuasse no seu habitat celestial.
Com a saída do padre Djair do comando, a igreja perdeu um pouco do seu brilho. Ele era considerado um religioso trabalhador voltado para as comunidades mais carentes. Padre Djair foi assassinado três meses depois de ser transferido para a igreja de Santo Afonso, conhecida como “Igreja Redonda.

Igreja da Prece
A igreja do Evangelho Quadrangular fica localizada próxima a linha férrea, vizinha a fábrica de castanha Iracema. Construída na década de setenta, ela é uma referência para os moradores seja pelas orações, pelos cultos ou pela arquitetura modernista.

Igreja Nova Vida em Cristo
A Igreja Nova Vida em Cristo é liderada pelo Apóstolo Napoleão Oliveira. Foi fundada em 16 de dezembro de 2000. Começou com um grupo de dez participantes que se encontravam semanalmente para orar. Hoje, a congregação conta com mais de dois mil membros e seis casais de pastores. Ao longo desses anos, vem se expandindo por outros bairros de Fortaleza como Pirambu, Reino Encantado e Vila Velha. O objetivo da igreja é restaurar vidas em nome de Jesus Cristo. Quatro vezes por ano, a INVC lança a campanha Células de Aliança. As pessoas são convidadas a conhecer a palavra de Deus. No final da campanha, acontece o encontro Face a Face com Deus realizado durante três dias. A INVC fica localizada na Rua Pompeu Cavalcante, 555, Bairro Ellery, antigo galpão da Mecesa.

4 comentários:

  1. bem legal saber a historia da igreja...

    ResponderExcluir
  2. EU AMEI ESTA NA NOVA VIDA EM CRISTO Q PENA NAO PERMANECI MAIS GRAÇAS A DEUS ELE NAO ME ABANDONOU E ESTOU EM OUTRA IGREJA MAIS SAUDADES ETERNAMENTE DA NOVA VIDA EM CRISTO.

    ResponderExcluir
  3. - Uma nova igreja ocupa o endereço onde estava o Nova Vida em Cristo, é a IGREJA VIDEIRA, presidida pelo Pr. João Batista, fundada em 01/04/2007, no bairro Bela Vista, transferida para o local atual em 05 de dezembro de 2010. O objetivo da igreja é transformar vidas pela pregação e o ensino do evangelho do Senhor Jesus Cristo. A igreja tem crescido em outras regiões da Cidade através de pequenos grupos. localizada na Rua Pompeu Cavalcante, 555, Bairro Ellery, antigo galpão da Mecesa.

    ResponderExcluir