terça-feira, 30 de março de 2010

A VEREADORA


Francisca Eliana Gomes dos Santos é educadora popular. Natural de Canindé-CE, veio para Fortaleza no início dos anos 70. Militante do movimento popular há mais de vinte anos, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no início dos anos 80. Foi fundadora e presidente da Associação Comunitária do Bairro Ellery (ACBE) e presidente da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF) por duas gestões. Além disso, é sócia da ONG Cearah Periferia e da Caritas Arquidiocesana de Fortaleza.
É fundadora também, do Centro Socorro Abreu de Desenvolvimento Popular e Apoio à Mulher e foi assessora comunitária da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza- HABITAFOR de 2005 a agosto de 2007. Eliana deixou a gestão municipal quando assumiu a vaga de vereadora, na Câmara Municipal de Fortaleza, em 31 de agosto de 2007.
A primeira mulher comunista a ocupar a Câmara Municipal de Fortaleza, 4ª maior cidade do país, Eliana chegou ao parlamento como liderança popular e feminista de diálogo amplo e intenso com os diversos setores da nossa sociedade, debatendo, realizando audiências, indicando e propondo projetos para melhorar a vida da nossa gente. Sua atuação, em apenas sete meses como vereadora, contribuiu decisivamente na ampliação dos debates sobre as lutas e propostas do povo e de suas entidades para a cidade.
Nos sete meses que esteve na Câmara Municipal de Fortaleza, foi membro da comissão de urbanismo e meio-ambiente, membro da comissão de legislação e justiça, defendeu com muita convicção a criação da coordenadoria municipal de políticas públicas para as mulheres, a construção do hospital da mulher, a implementação do papel da casa, a titularidade feminina nos imóveis de interesse social no município de Fortaleza, e a criação de programas e projetos que incentivem a geração de trabalho e renda para as mulheres, principalmente as chefes de família. Instituiu o dia do Educador e da Educadora Social.
Apresentou projetos de indicação, que cria o Pra-Viver, que institui o programa de enfrentamento ao uso indevido e a dependência de drogas. Institui o conselho municipal de segurança alimentar, entre outros. Projetos de lei que cria o programa Casa Bela e do Locação Social para famílias de baixa renda.
Em 2009, Eliana assume como vereadora de Fortaleza, agora para um mandato de quatro anos. É presidente da Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, é vice-presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania e membro da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário