terça-feira, 30 de março de 2010

ASSOCIAÇÃO DO BAIRRO ELLERY


A Associação Comunitária do Bairro Ellery foi fundada em 04 de maio de 1986. O Brasil vivia o fim da ditadura militar, a conquista da democracia e da liberdade de organização dos brasileiros. Nesse ano, algumas lideranças do nosso bairro envolvidas na luta por melhorias para a região e pela construção da Igreja Católica do Bairro, começaram a organizar o que logo passaria a ser a Associação do Bairro Ellery.
Já em 1987, a Associação dá provas de sua capacidade e inicia a organização de várias lutas pela conquista de moradia e melhorias na infra-estrutura do bairro. Também nesse período, a Associação conquista sua sede própria e, preocupada com os destinos da cidade e do país, faz parte da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza.
A ACBE - Associação Comunitária do Bairro Ellery está inserida no cotidiano dos moradores do bairro. Através de suas lutas pela garantia da satisfação das necessidades básicas do cidadão (vida com dignidade, saúde, alimentação, participação, boas condições de moradia e meio ambiente saudável), busca a melhoria da qualidade de vida como um todo para a população do bairro Ellery.
A história da Associação Comunitária do Bairro Ellery está em sintonia com as lutas populares e, especificamente, como os anseios da comunidade local. Em nenhum momento, as atividades foram descontextualizadas do panorama político nacional e estadual, favorecendo uma interação fiel aos objetivos do movimento popular.
Sua sede própria foi construída em 1987, através de um mutirão comunitário, apoiado financeiramente pela Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza e uma Organização Não-Governamental.
Em 1991, foi fundada uma escolinha comunitária que funcionava na própria sede, atendendo 30 crianças. Infelizmente, por motivos financeiros, a escolinha precisou ser fechada em 1994. Neste mesmo ano, um posto de saúde comunitária foi construído e hoje dá assistência a centenas de famílias do bairro Ellery e vizinhos.
No ano seguinte, em 1992, a associação emplacou mais uma luta e realizou o sonho de muitas mães com a construção de uma creche comunitária, apoiada pela Febemce. Após passar por uma ampliação, a creche atende, hoje, cerca de 120 crianças, em sua maioria filhos de mulheres operárias de indústrias de beneficiamento de castanha. A creche é dirigida e administrada pela associação desde sua fundação. Também neste período, a associação participou de movimentos que visavam resgatar a cidadania do povo cearense, como o movimento contra a pensão vitalícia para ex-governadores e o movimento Fora Collor.
Em 93, foi promovido um Curso de Alfabetização para Adultos através do método Paulo Freire. A Farmácia Viva que fabrica e comercializa a baixo preço medicamentos naturais, orientado pelo CEMAC (Centro de Medicina Alternativa - Canindé), também foi conseguida neste ano.
Desde o ano de 1995, mais projetos estão sendo executados pela associação. O Projeto “Mais uma Criança” funcionou durante todo o ano de 95 e assistiu 100 crianças, comprovadamente carentes, com uma refeição diária. O apoio foi do Comitê de Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil. Em abril de 95 foi implantado o Centro de Abastecimento Popular, uma espécie de cooperativa de alimentos que vende cestas básicas à preço de custo para a comunidade, financiada pela ONG “Action Nord Sul”. E desde abril de 95 funciona um Projeto de Reforço Escolar que assiste 40 jovens, ajudando-os a melhorar o desempenho escolar.
A principal luta da ACBE desde sua fundação foi pela moradia. Isso fez com que a comunidade se organizasse, juntamente com a associação, para a reivindicação da construção de casas populares. Este objetivo foi conseguido com a edificação de um conjunto habitacional para 230 famílias.
Essa viagem pela história da ACBE mostra que o movimento popular organizado pode ter uma função importante na comunidade, na construção da cidadania. Acreditar nessa organização é fundamental para que os interesses do povo possam ser atendidos e discutidos. Hoje, a diretoria atual da Associação Comunitária do Bairro Ellery conta com quinze membros e tem como presidente a comerciaria Ioneide Melo, moradora do Ellery há mais de trinta anos e que se destacou no movimento em defesa das famílias da vila Pompeu, que lutam pela moradia e pelos direitos trabalhistas negados pela empresa Tomaz Pompeu.
A líder comunitária também teve ativa militância nas Comunidades Eclesiais de Bases (Ceb´s) e na Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), da Igreja Católica. Para Ioneide, que também integra o quadro de sócias do Centro Socorro Abreu de Apoio a Mulher, um dos maiores desafios da associação é aproximar mais os moradores das entidades e criar novos mecanismos de participação.

Diretoria Executiva
Presidente: Ioneide Melo
Vice-presidente: Fernando Barbosa
Tesoureiro: Antonio Soares
2o Tesoureiro: Aguinaldo Aguiar
Secretária: Clarice Costa
2o Secretário: Wescley Sacramento

Suplentes da Diretoria
Francileuda Rodrigues
Beethoven Rodrigues
Vilaci Torres

Conselho Fiscal
Maria do Carmo (Carminha)
Carlos José Barreto
Eliane Moura (Carioca)

Suplentes do Conselho Fiscal
Silvia Rejane Costa
Tarcisia Nunes
Marcos Antonio Gomes

2 comentários:

  1. Ola boa tarde, me chamo Sandro Sávio, sou Secretário da Associação Mãos Dadas, do Jardim Fluminese II e adjacências, e gostaria de manter contatos com vocês.
    Nossos contatos são:
    8515-2421 - sandro
    www.acmada.blogspot.com (em construção)

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber o telefone ad associação...85097924

    ResponderExcluir