terça-feira, 30 de março de 2010

POSTO DE SAÚDE


Quem procura o posto de Saúde Paulo Melo Machado, unidade que atende moradores dos bairros Ellery, Monte Castelo e São Gerardo, quase sempre volta para casa insatisfeito e sem o atendimento desejado. Um dos problemas é a dificuldade para se conseguir uma ficha para consulta. A fila começa a ser formada a partir das 4 horas da madrugada e muitas vezes os usuários não conseguem e quando conseguem não há profissionais para fazer o atendimento.
Para a presidente do Conselho, a massoterapeuta Cacilda Carneiro Mendes, o maior problema do posto é a falta de espaço para atender a população dos três bairros. “Muitas vezes os profissionais disputam a mesma sala para as consultas e atendimentos e só vai melhorar quando ocorrer a ampliação, pois já foi até aprovada no Orçamento Participativo”.
Segundo alguns funcionários que não quiseram se identificar, as reclamações são encaminhadas à Regional I e nada é resolvido. Segundo eles, muitos usuários estão procurando outras unidades de saúde da região, principalmente o posto Carlos Ribeiro, no bairro de Jacarecanga, atrás de ajuda.
Porém, as mudanças já podem ser vistas. depois da nomeação da nova coordenadora do posto há menos de um mês. Moradora há 30 anos do bairro Ellery, Ana Sueld recebeu 20 mil reais do Município para reformar o prédio que estava sucateado. Até pouco tempo, os banheiros estavam entupidos e fechados; faltava material de limpeza; o aerossol também não funcionava por causa de defeito do compressor; a sala das enfermeiras se encontrava sem luz; e o compressor do dentista parado.
Depois de muitas reivindicações, o posto já se encontra em melhor situação. As telhas, o sistema elétrico e hidráulico foram trocados; as paredes com infiltração receberam uma nova pintura; uma rampa de acesso foi criada e a estrutura do estacionamento, melhorada. Agora, os moradores esperam a reforma da sala odontológica.
A comunidade do bairro Ellery lutou muito para ter o seu posto de saúde (só foi conseguir no ano de 92). Marilaque dos Santos, Conselheira de Saúde, está otimista com as mudanças, mas pretende não descansar enquanto todos os problemas não forem sanados. Localizado na Rua Bernardo Porto, o posto atende a mais ou menos 100 pacientes por dia funciona de segunda à sexta, horário comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário