terça-feira, 30 de março de 2010

DÉCADA DE 60


Para resolver o problema da luz elétrica ineficiente os moradores negociam com a CONEFOR, responsável pelo abastecimento de energia elétrica no início da década de 60, melhores instalações para os que moravam as beiras do açude João Lopes, o que incluiu postes de cimento e transformadores, isto em 1962. No serviço de educação havia a Escola Estadual Honório Bezerra, fundada em 1964, chamada na época de “Grupo” Honório Bezerra, era a escola mais procurada na época, com o que hoje corresponde ao ensino fundamental, na época ensino primário – próximo a esta escola foi instalado o Chafariz, uma das primeiras obras de interesse público do bairro, servindo ao abastecimento de água potável aos moradores, também havia a “Escola do Seu Firmino”, escola particular que funcionava na esquina da rua Major Veríssimo com avenida Tenente Lisboa, e a escola que funcionava no Instituto das Irmãs.
Por volta de 1969, o lazer diário era a ida das famílias assistir a TV pública, em preto-e-branco, que ficava ao lado do Grupo Escolar Honório Bezerra, iam assistir novelas e programas como a “Família Trapo”. Havia o forró no CREVE (Clube Recreativo e Esportivo Vila Ellery) e ainda os muitos campos de futebol, que aumentavam em número, pois o açude ia secando e as pessoas construíam campos.
1962 - No dia primeiro de janeiro os moradores do Pirambu realizaram uma marcha até o Centro de Fortaleza, com a participação de mais de 30 mil pessoas, no sentido de evitar a desapropriação da área que vinha sendo ameaçada com várias tentativas de expulsão dos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário