terça-feira, 30 de março de 2010

DÉCADA DE 80


Nesta época os membros do Conselho do Bairro lutam por duas conquistas: a construção de uma paróquia para o bairro e a construção de uma associação do bairro, para organizar e mobilizar para novas conquistas de melhorias para a comunidade. Inicia-se também a luta por terra e moradia no bairro, através de diversas ocupações organizadas, que viria a ser a principal marca da luta social local.
1982 - É criada a Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF).
1984 - Primeira ocupação de terra do bairro.
1985 - Maria Luíza Fontenele (PT) é a primeira prefeita após o longo de governos militares ditatoriais no país, onde foram extintas as eleições diretas para cargos políticos públicos. Esta gestão foi sensível a questão de luta por moradia na comunidade.
1986 - Fundação da Associação Comunitária do Bairro Ellery. Ocorre a ocupação do terreno próximo ao açude João Lopes por 500 famílias.
1987 - Programa do leite do governo do presidente José Sarney fica a cargo, no bairro, da ACBE. Reivindicação para a construção do posto de saúde. Manifestação de panelas vazias por emprego e renda.
1988 - A luta nacional pela Assembléia Nacional Constituinte, para a criação de uma nova constituição para um país que deixava de ser governado por ditadores militares.
1989 - A invasão de terra para a construção de creche.

Um comentário: